sexta-feira, 27 de maio de 2011

GM DE LONDRINA ESTÁ AUTORIZADA A USAR ARMA DE FOGO

SIM! Mais uma instituição será armada: a Guarda Municipal de Londrina (PR) ganhou a autorização do Exército Brasileiro para a compra de armas e o porte durante o exercício da função. No último dia 4, os agentes chegaram a fazer um protesto na sede da corporação exigindo a possibilidade do uso de armas de fogo para trabalhar, alegando que se sentiriam mais seguros.


O secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, acredita que com a arma de fogo os agentes vão se sentir mais seguros para exercer a função, dadas às situações de risco a que se submetem, e poderão transmitir maior sensação de segurança para a comunidade.

Os agentes vão passar por um rigoroso treinamento, com mais de 760 horas-aula, dado pela Polícia Militar. Eles vão receber toda a capacidade técnica para utilização de uma arma. Vai haver a consciência de como portar de maneira consciente, assim como existe dentro de outras forças policias como a Polícia Civil e a Polícia Militar.

A Polícia Militar será responsável pelo treinamento dos guardas municipais na prática do manuseio e tiro. Ela é uma instituição oficial, tem capacidade técnica e autorização da Polícia Federal, e é reconhecidamente uma instituição idônea. A compra das armas deverá ser feita por dispensa de licitação, segundo Melo, para acelerar o processo de aquisição.

Serão compradas 75 pistolas e 15 revólveres. Mas antes dos agentes poderem usar as armas de fogo, eles precisam ter duas armas não-letais, como manda uma portaria do Ministério da Justiça. Atualmente, os guardas só possuem a tonfa, mas devem receber cerca de 75 armas de choque doadas pelo próprio Ministério da Justiça.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: