terça-feira, 28 de junho de 2011

AGORA OS 1600 GMs DE CURITIBA TEM REVÓLVERES

Ontem (27), quinhentas armas da Polícia Civil do Paraná foram entregues para uso da Guarda Municipal de Curitiba (PR). Para a entrega foi realizada uma solenidade no quartel geral da Polícia Militar do Paraná.

Na solenidade, o governador Beto Richa reforçou a importância das parcerias entre as esferas de governo para garantir o bem estar e a segurança das famílias.


As armas estão em perfeito estado de conservação e prontas para o uso da Guarda Municipal. Elas foram repassadas após a autorização do governo. Com a aquisição, agora todos os mais de 1.600 guardas municipais passam a contar com revólveres entre os equipamentos de segurança. Até então, apenas 60% da corporação tinha o armamento à disposição para trabalhar.

Ainda segundo o governador as parcerias, o diálogo e a união de esforços são ações constantes nesse novo modelo de governar. Para o prefeito Luciano Ducci, este é mais um fruto da parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Estado. De acordo com ele, ações conjuntas geram bons resultados de combate a criminalidade.

Graças às parcerias com o Exército e com as Polícias Civil e Militar, a GMC tem passado por cursos constantes de aprimoramento no uso de armas. Até o final do ano, mais 500 guardas municipais terão concluído os cursos de capacitação para uso de pistola 380 e da espingarda calibre 12.

O curso faz parte da parceria da Secretaria de Defesa Social com a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições da PC. Para atender a legislação (Estatuto do Desarmamento), o curso tem o total de 100 horas/aula entre exercícios teóricos e práticos. Entre outubro e dezembro de 2010, quatro turmas com 250 guardas já concluíram o curso de pistola.

Também no final do ano passado, outros 50 guardas fizeram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não letal (de borracha). Este tipo de armamento é recomendado para controle de grandes aglomerações que podem acabar em tumultos, caso dos estádios de futebol.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: