domingo, 31 de julho de 2011

GCM DE RIO CLARO AUXILIA NO PASSEIO CICLÍSTICO NOTURNO

Desde que a Guarda Civil Municipal de Rio Claro (SP) começou a auxiliar na realização do Passeio Ciclístico Noturno, provendo mais segurança aos ciclistas, a atividade vem ganhando mais participantes a cada semana.

O Passeio Ciclístico Noturno realizado todas as terças em Rio Claro pela FPMTB – Federação Paulista de Mountain Bike em parceria com o SEST SENAT e a Sport Bike, já começou a ficar conhecido por todos os cantos da cidade e ganhou a simpatia dos moradores de Rio Claro.



O grupo de ciclistas com luzes de sinalização e capacetes pontiagudos desperta curiosidade por onde passa e vem ganhando cada vez mais adeptos. A brincadeira entre amigos que começou com 20 ciclistas saindo às ruas a noite, hoje já conta com mais de 1.000 adeptos no município e uma média de 50 participantes por edição, dentre eles crianças e idosos que querem pedalar com segurança e muita diversão pelas ruas da cidade.

Desde 2010, quando o passeio ficou a cargo da FPMTB, quesitos como segurança, respeito e educação no trânsito foram incorporados a atividade, dando uma importante contribuição para a melhoria dos relacionamentos entre ciclistas, motoristas e pedestres; enfatizando os benefícios do uso da bicicleta no dia a dia por ser um veículo não poluente, que não congestiona e que contribui na melhoria da saúde dos usuários; educando o ciclista com relação a seus direitos e deveres enquanto componente da mobilidade urbana; além de promover a pacificação e humanização do trânsito

A partir de 2011 a atividade passou a contar com a presença da Guarda Municipal de Rio Claro, visando garantir a segurança dos ciclistas, o respeito pela atividade por parte dos motoristas, bem como educar o ciclista para o trânsito.

A viatura da GCMRC acompanha os ciclistas durante todo o trajeto impedindo que carros avancem sobre os ciclistas e interditando momentaneamente cruzamentos e vias para garantir a preferência do ciclista na via (direito assegurado por lei inclusive). O que vem contribuindo para aumentar ainda mais o número de participantes a cada edição, uma vez que os ciclistas passam a se sentir mais seguros e respeitados frente ao trânsito.

“Queremos que ainda neste ano a atividade tenha mais de 100 bicicletas participando a cada edição, andando à noite pelas ruas de Rio Claro, como acontece em outras cidades do estado. Com o auxílio da Guarda Municipal na realização a tendência é termos cada vez mais adeptos, que se sentindo seguros, acabam trazendo toda a família para pedalar.” – afirmou Clayton Palomares, presidente da FPMTB e um dos monitores do Passeio.

O passeio também é acompanhado por uma Kombi de apoio cedida pela Sport Bike, que contém água e ferramentas para pequenos reparos, além de estar a disposição no caso de o ciclista precisar abandonar a atividade (por problema físico ou mecânico) e conta com a participação de monitores capacitados da FPMTB que acompanham o grupo garantindo o cumprimento das leis de trânsito, a segurança dos ciclistas e dando importantes dicas de posicionamento e regulagem da bicicleta. No final da atividade há sorteio de brindes para os presentes.

A proposta da atividade é ser uma opção de lazer ciclística, saudável e gratuita para toda a população, sendo voltada para ciclistas de todas as idades e tipos de condicionamento físico. Tem duração de 1h percorrendo as ruas de Rio Claro e o percurso tem, em média, 15 km de extensão. O ritmo é sempre o do último e ninguém nunca é deixado para trás.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: