domingo, 16 de outubro de 2011

GM DE TUBARÃO JÁ TEM AUTORIZAÇÃO PARA PORTAR ARMA DE FOGO

Depois de um quase um ano de espera e investimentos na ordem R$ 325 mil, em capacitação e aquisição de equipamentos, a prefeitura de Municipal acaba de conseguir a autorização para que os Guardas Municipais de Tubarão (SC) utilizem arma de fogo.

A notícia foi dada na tarde da última quinta-feira (13), pelo superintendente da Polícia Federal de SC, delegado Ademar Stocker, durante reunião ocorrida na Capital. 

Participaram o prefeito Manoel Bertoncini, vice-prefeito, Felippe Collaço e os secretários de Segurança e Patrimônio, Carlos Eduardo de Bona Portão, de Gestão Municipal, Estêner Soratto da Silva Júnior e de Desenvolvimento Econômico, Celso Meneghel, além do Guarda Municipal, Davi Laurentino, representante da categoria.

Durante o encontro, foi assinado o convênio entre a prefeitura e a Polícia Federal, o que vai possibilitar aos Guardas Municipais a utilização da arma de fogo dentro de um prazo máximo de 10 dias. “Faltam agora pequenos detalhes, como a expedição da carteirinha de porte de arma individual, para que os equipamentos possam ser finalmente utilizados”, comemora o secretário de Segurança e Patrimônio.

Com a autorização, a Guarda Municipal de Tubarão será a terceira do Estado a utilizar armas de fogo, já que o Estatuto do Desarmamento possibilita o uso de armas por guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes.

Na próxima semana, a prefeitura de Tubarão deve realizar um ato solene de entrega do porte e das armas, para cada um dos 41 Guardas Municipais que, atualmente, integram o efetivo. “O ideal é que não fosse necessária a utilização destas armas, mas como se trata da preservação da vida dos guardas, não medimos esforços para concluir todo o processo e finalmente obtivemos a autorização há meses aguardada”, ressalta o prefeito Manoel Bertoncini.

Investimentos – A prefeitura de Tubarão investiu cerca de R$ 325 mil na aquisição de 40 Pistolas Taurus PT 380, semiautomáticas-38mm, duas espingardas calibre 12, coletes à prova de bala, munição, além de um lote de spray de pimenta nas versões espuma e aerosol. Os equipamentos foram adquiridos pela prefeitura no mês de abril e desde então, diversos trâmites foram cumpridos para que o uso das armas fosse liberado. Os Guardas Municipais foram capacitados por meio do curso de Técnicas Operacionais e Tiro Policial Defensivo, realizado na Academia de Polícia (Acadepol), em Florianópolis. A infraestrutura da secretaria de Segurança e Patrimônio foi modificada para ampliar a proteção. Um dos ambientes foi transformado em sala-cofre (para armazenar armas e munições), muros foram aumentados, portão eletrônico e sistema de monitoramento por câmeras também foram instalados. “Na semana passada, a Polícia Federal fez uma vistoria no local e todas as alterações sugeridas foram feitas. Na reunião desta quinta-feira, apresentamos fotos e documentos das modificações, o que permitiu a liberação do porte”, explica Carlos Eduardo. A alteração do regime jurídico da Guarda Municipal de Tubarão, de celetista para estatutário, também foi uma das exigências cumpridas pela prefeitura.


[Via Blog GMT]
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: