Iniciado em 2010, o projeto Patrulha da Paz começou junto aos alunos do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Antônio Sartori, no Jardim Eldorado.
Teve origem na própria escola, em 2005, como forma de incentivar o bom comportamento dos jovens. No total, 50 alunos, entre 10 a 11 anos de idade, escolhidos pelos próprios colegas de sala, receberam coletes e atuarão como patrulheiros. Eles serão responsáveis por fazer relatórios de comportamento de seus colegas e, assim, zelar sobre o patrimônio escolar.
Agora, com o suporte da Guarda Civil Municipal de Botucatu (SP), que irá se reunir com tais alunos toda sexta-feira, a intenção do Governo Municipal é espalhar tal projeto às demais instituições educacionais de Botucatu. "É um projeto piloto que tem tudo para dar certo. A GCM de Botucatu dará o suporte para que estes alunos consigam administrar da melhor forma os conflitos que são gerados dentro e fora da escola", afirma o Secretário Municipal de Segurança, Adjair de Campos.
De acordo com Maria Conceição Bissoli Degand, diretora da Sartori, há cinco anos o projeto tem gerado bons resultados em relação à limpeza e organização da escola, além da melhora da própria disciplina dos 550 estudantes da escola. O prefeito João Cury Neto, que fez a distribuição dos coletes aos alunos, ressaltou a responsabilidade dos patrulheiros para o sucesso do projeto dentro e fora da escola.
A GCMB tem programado para iniciar ainda neste mês uma versão do mesmo projeto, mas para alunos de cinco anos. O Patrulinha da Paz será inserido também como projeto piloto na Centro de Educação Infantil Professor João Queiroz Marquez, também com objetivo de estimular o bom comportamento das crianças desde o Ensino Infantil.
O projeto propicia atividades que: transmitam cultura de paz ao espaço público; mostrem a importância de boas atitudes voltadas ao bem comum, como no trânsito, por exemplo; e que utilizem diferentes linguagens e brincadeiras com intuito de desenvolver atitudes voltadas à segurança individual e coletiva.
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