sexta-feira, 29 de abril de 2011

PRIMEIRA TURMA DA GUARDA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú (SC) forma hoje (29) a primeira turma. Os 60 profissionais que serão nomeados começam a trabalhar terça-feira e tem porte de armas. Cada aluno disparou 600 tiros durante o treinamento para o atual uso de revólver e pistola e passou por 800 horas de aula.  Entre os temas abordados estavam as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, defesa pessoal e emprego de equipamentos.


Com a formação, os GMs poderão prender em flagrante, conforme prevê a constituição. Isso, desde que exista a situação de risco - afirma o diretor da GMBC, Adélcio Bernardino. Os profissionais trabalharão diariamente em esquema de escala, tendo maior efetivo entre o fim do dia e a madrugada. Eles ficarão em pontos estratégicos, especialmente nos locais que existam os maiores índices de criminalidade.

O comandante adianta que ações conjuntas estão previstas. Polícia Militar e Guarda Municipal percorrerão os principais pontos centrais da cidade, onde existe o registro de uso e venda de drogas. Os policiais farão revistas e apreensões e os guardas ficarão responsáveis pela fiscalização pós-operação.

Para a fabricação dos uniformes e compra dos equipamentos de trabalho dos guardas, a prefeitura investiu mais de R$ 220 mil. Este é só o começo da guarda. A ideia é ampliar as turmas e chegar ao número de 200 formados. Também pretendemos construir uma sede própria. Por enquanto, os guardas serão lotados na Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: