quinta-feira, 16 de junho de 2011

COMO A TECNOLOGIA AJUDARIA AS GUARDAS MUNICIPAIS

A tecnologia facilita os trabalhadores em todas as áreas e em Segurança Pública não é diferente. Um simples laptop ou mesmo um tablet (a novidade tecnológica) dentro viatura, diminuiria a distância entre o agente e a ocorrência. São alguns minutos ou até mesmo segundos que no final podem fazer a diferença.

Mas será que nossos gestores estão dispostos a investir? 





Vamos criar uma situação comum atendida pelas GMs: A central de operações recebeu uma ligação que dois veículos colidiram e precisam da intervenção no trânsito. Criando um sistema interligado, a central saberia onde cada viatura está através da localização de seus tablets. Isso ajudaria no envio de uma viatura mais próxima, o que diminuiria o tempo de espera. Para um melhor deslocamento, a viatura usaria o GPS já embutido no aparelho. Chegando no local, todos os dados poderiam ser enviados através desta ferramenta a central de operações, tendo em vista que em muitos locais a frequencia dos rádios comunicadores não é das melhores. Além do mais, fotos do evento poderiam ser enviadas instantaneamente, melhorando assim o relatório. Não bastasse isso, o veículo que causou o acidente, evadiu-se do local. A vítima anotou a placa e repassou ao agente, que imediatamente transferiu a mensagem a todas as outras viaturas, em poucos cliques. Uma guarnição em outro bairro, localizou o veículo suspeito, abordo-o e enviou fotos para os agentes que estavam no local da ocorrência, para verificar se era o referido veículo que havia evadido. Ocorrência solucionada!

Isso foi só um dos exemplos do que pode ser feito usando uma tecnologia simples que está disponível no mercado. O custo para a Prefeitura é mínimo comparado ao retorno que isto trará a sociedade. Estamos parados no tempo enquanto traficantes e assaltantes estão usando a tecnologia a seus favores.

Um sistema de consulta de placas (Detrannet) e pessoal (Infoseg) dentro da viatura diminuiria o tempo ociosos em até 2 minutos e esta pode ser a diferença entre abordar um carro com ocorrência de furto, por exemplo, ou uma pessoa com pendências judiciais.

Pensando nisso, o Grupo de Crimes Telemáticos da Guarda Civil Espanhola lançou um aplicativo adaptado aos principais navegadores de internet que permite a qualquer usuário denunciar facilmente as páginas que considere criminosas. A rede é cada vez maior e fica difícil para as forças de segurança identificar todos os criminosos.

Com a ajuda de todos, é possível fazer uma rede mais segura. Através dela, qualquer internauta pode notificar imediatamente e de forma totalmente anônima um conteúdo criminoso que encontre na rede.

Uma pequena adaptação para a realidade das Guardas Municipais tornaria este aplicativo no formato para denúncias de veículos roubados, o que seria no mesmo instante enviado a todas as viaturas em ronda com os detalhes necessário para localizar estes veículos.


Não custa sonhar!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: