terça-feira, 26 de julho de 2011

2011 E AINDA TEM GENTE PASSANDO TROTE PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS?

Durante um mês, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo (RS) atende o telefone 900 vezes por nada: esse é o número de trotes telefônicos contabilizados no período. São 300 ligações recebidas pelo número de emergência 153 diariamente. Dessas, 30 são trotes (10%). Esta é uma atitude que dificulta o trabalho dos agentes de segurança pública.

“Uma pessoa que passa um trote pode prejudicar outra que necessita do serviço, além de cometer um crime que pode gerar ocorrência na delegacia e o autor responder na Justiça, além de pena que pode variar de um mês a três anos de prisão”, aponta o diretor da GMNH. A ação pode ser considerada injúria, perturbação ou interrupção do serviço telefônico.

A incidência em Novo Hamburgo é maior no início da noite e nos finais de semana. Um motivo que pode levar a esta ampliação gira em torno de um dos perfis mais frequentes na efetuação dos trotes: crianças entre seis e 14 anos.

“As ligações falsas aumentam no período em que as crianças não estão nos espaços de ensino, por isso seguimos com o trabalho sobre o tema no programa Guarda nas Escolas. Também alertamos aos pais que controlem o acesso ao telefone residencial e ao celular”, comenta o diretor.

Mas não são apenas as crianças que realizam esta prática. Os adultos também usam o 153 para trotes. “Pessoas caídas na rua, estacionamento em local proibido, xingamentos e até assédio estão entre os temas mais freqüentes. Há aqueles que ligam e não falam nada e até alguns que fazem cantadas aos operadores da central”, diz o inspetor chefe da Sala de Operações.

Os profissionais que trabalham ao telefone de denúncias recebem capacitações com técnicas de atendimento e, em alguns casos, já conseguem identificar quando uma ligação é trote.

Os telefones da GM contêm identificador de chamadas e há alguns meses dados como nome, número de telefone e placas de veículos (em caso de acidente) são solicitados. O diretor explica que mesmo sem essas informações, as denúncias são averiguadas.

“O guarda deve ter o equilíbrio e a capacidade de ouvir, se mostrar interessado e saber administrar uma situação. Este é um dos princípios da nossa profissão. Precisamos diminuir os trotes em todas as áreas da segurança pública e contamos com o apoio da comunidade”.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: