sábado, 2 de julho de 2011

ATÉ QUE PONTO A TV GLOBO FERIU AS GUARDAS MUNICIPAIS?

Quem não viu na noite da última quarta-feira (29) a cena da novela Insensato Coração da Rede Globo provavelmente já leu a repercussão que deu o assunto sobre Guarda Municipal.

Na referida cena, o ator que interpretava um delegado da Polícia Federal ao ser questionado se recebia propina de motoristas bêbados saiu com a seguinte resposta: "Não sou guarda municipal e muito menos policial militar".

Na cena, o delegado contracenava com Paula Cortez (Tainá Müller) que é filha do banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri) e preso pela PF por crimes contra o sistema financeiro, demonstrou indignação ao ver o delegado vasculhando sua casa à procura de provas contra seu pai.


(a partir de 7m45seg, ou clique aqui)

Apesar da cena durar apenas alguns segundos, quando o termo "Guarda Municipal" foi usado de forma negativa, a classe achou isso um escândalo! O estranho é que quem não é GM ou PM, nem notou a alfinetada dada pela emissora.

As novelas são grandes causadoras de opiniões e vivem disso: discussão. O que estamos fazendo é o que realmente eles querem. Até quem não acompanha a novela foi atrás para saber do que se tratava. Essa técnica é usada diariamente, porém, só chegou ao meio da segurança pública porque fomos atingidos.

A prova disso é que outros assuntos são tratados na novela da mesma forma e se quer percebemos. Será que todos os grandes banqueiros são ladrões? Todos as grandes empresas de investimentos sobrevivem somente com fraudes? Todo garçom é homofóbico? Não, não e não! Os valores estão em cada pessoa e não na classe que ela trabalha. 

Já vimos casos onde GMs e PMs aceitaram propina. Propina esta nada comparada com o que os grandões da PF ganham para abafar um caso. Mas quem faz isso não é instituição e sim a falta de caráter do agente, seja ele policial militar, civil, federal ou guarda municipal.

O fato de sermos citado no horário nobre da TV brasileira de forma negativa não é boa, concordo. Mas aquilo é ficção e tem gente levando isso muito a sério. Uma dica: questione algum amigo que não seja nem GM e nem PM para ver se ele percebeu alguma coisa de errado.

Os GMs que trabalham continuarão trabalhando! Os PMs que trabalham continuarão trabalhando! Os agentes que cobram propina continuarão cobrando até serem denunciados e pegos.

Vale lembrar que outros casos tratados na emissora já foram grande causadores de discussões sobre guardas municipais. Ou vocês não lembram de Abel e Norminha?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: